• cabelin_fin.png
  • fotos.jpg
  • fotos2.jpg
Foto: Fernando Halal/Secom

 

A tarde desta segunda-feira, 9, encerrou diferente para cerca de 150 estudantes dos cursos profissionalizantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). O projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME) finalizou as atividades deste semestre, juntamente com o lançamento do projeto para a rede básica de ensino.

A coordenadora e idealizadora do LeME, Mauren Porciúncula, falou sobre a importância da presença dos estudantes do CCMar para o projeto: “A nossa proposta é dar aulas para vocês, mas nós que aprendemos com vocês. Vocês estão com esses crachás de pesquisadores que mostram que vocês podem ser o que quiserem”. A docente comentou ainda sobre o prêmio recebido em agosto, e da aprovação no edital da Fundação Carlos Chagas. “Não teríamos conseguido esses prêmios se não estivéssemos nesse contexto tão fértil para que o LeME se desenvolvesse, como temos aqui”, disse.

Hayane Fernandes, estudante de Letras, e Leonardo Greque, estudante de Geografia, ambos comandantes do LeME, agradeceram aos estudantes pela participação e os motivaram para que continuem acreditando e pesquisando, a partir da oportunidade que tiveram dentro do LeME no CCMar.

A doutoranda em Educação em Ciências e assistente de extensão do LeME, Gabriela Braz, fez sua pesquisa de mestrado sobre o LeME e comentou a satisfação de ver a evolução do projeto e dos estudantes.

Sícero Miranda, gerente pedagógico da Secretaria de Educação do município de Rio Grande, disse que seu primeiro contato com a estatística foi na faculdade, por isso a importância do LeME para os jovens: “Ver o projeto sendo reconhecido pelo impacto social que ele desenvolve é gratificante por ser base de uma causa”.

Também estiveram presentes os comandantes integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Estatísticos e voluntários, e professores do CCMar.

Continue lendo a reportagem completa aqui

*Reportagem retirada na integra do site de origem

 

 
 
 
  • Statistical Multimedia Literacy Program (LeME) - Brazil

LeME (meaning boat captain) is a Statistical Multimedia Literacy project based on a nautical theme. Running since 2012, LeME, a Brazilian project, involves collaboration between University academics (Statistical Education Center - NEE of the Institute of Mathematics, Statistic and Physics - IMEF of the Federal University of Rio Grande - FURG; Laboratory of Cognitive Studies and Technologies in Statistical Education - LabEst; Tutorial Education Program Connections of Statistical Knowledge - PET SabEst), Center of Conviviality of the Boys of the Sea - CCMar, other schools, communities, events, national societies (Carlos Chagas Foundation and Itaú Social) and the Brazilian Ministry of Education. LeME was initially founded by the University Extension Program of the Brazilian Ministry of Education. It teaches children and young people how to consider issues like human rights, culture, social justice, race, gender, environment, communication and education from a statistics perspective.

Continue lendo a reportagem completa aqui

 

*Reportagem retirada na integra do site de origem

Foto: Fernando Halal/Secom

 

“É um reconhecimento para a nossa instituição. A comunidade internacional começa a nos ver com outros olhos”. Este é o sentimento da coordenadora do Melhor Projeto de Letramento Estatístico do Mundo, Mauren Porciúncula. Reconhecido pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI) e Associação Internacional de Educação Estatística (Iase), o projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME) da FURG recebeu o título em cerimônia realizada na Malásia, no dia 22 de agosto.

O objetivo do projeto é a transformação social de estudantes, por meio de práticas pedagógicas ativas, lúdicas e interdisciplinares. O LeME promove o letramento estatístico de crianças e jovens para que possam ler, de forma autônoma e crítica, as informações veiculadas na sociedade.

Continue lendo a reportagem completa

*Reportagem retirada na integra do site de origem.