A expedição
O LeME parte da premissa que um sujeito, para ser considerado letrado estatisticamente, deve apresentar requisitos reconhecidos mundialmente, tais como: perceber porque os dados são necessários e como podem ser produzidos; ter familiaridade com conceitos e ideias básicas relacionadas à estatística descritiva e às representações gráficas e tabulares; ter proximidade com noções de probabilidade; e entender como o processo inferencial é alcançado. Para isso, o LEME reconstitui-se, dinamicamente, a partir de uma diversidade de elementos. Que são propostos por uma equipe itinerante e interdisciplinar de estudantes universitários de graduação e pos-graduação - sob coordenação de uma mesma professora - a qual idealizou o LeME. Os elementos que conferem esta pluralidade ao LeME correspondem às atividades propostas por esta equipe, embasadas em referenciais da área da Estatística, Educação, Psicologia e Tecnologia.
No âmago, o LeME contempla o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem Estatísticos [PAE], como estratégia pedagógica predominante para a promoção do Letramento Estatístico. Por meio dos PAE, as crianças e jovens definem a temática que desejam pesquisar; delineiam a população e/ou a amostra a ser investigada; elaboram instrumentos de coleta de dados; assumem a função de pesquisadores e coletam os dados do próprio interesse; organizam estes dados, manualmente ou fazendo o uso de tecnologias; realizam as Estatísticas; obtém os resultados e os socializam com a escola, comunidade ou grupo participante do LeME. Tais divulgações podem ocorrer por diversos meios, contudo as mais utilizadas são o Jornal LeMEcional ou Posters Estatísticos, que podem concorrer à Competição Internacional de Posters - ISLP.
NOTA: Importante ressaltar que o LeME pode ser desenvolvido em diferentes tempos. Predominantemente, todo o LeME é desenvolvido durante 20h, no entanto pode ser simplificado, ou ampliado, dependendo da disponibilidade de tempo e interesses de aprofundamento.