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Histórico

 

Desde sua criação em 2012, o LeME é realizado pela equipe do Innovatíon Center of Statistics Education [ICE], do Instituto de Matemática Estatística e Física [IMEF], da Universidade Federal do Rio Grande [FURG].  Em sua origem, o Programa foi reconhecido por contemplar temáticas como Direitos Humanos, Justiça Social, Comunicação e Educação.  O qual foi inicialmente fomentado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação do Brasil [PROEXT/MEC/BRASIL]. Também, foi chancelado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil [FBB]. Passou a ser pesquisado pela Fundação Carlos Chagas [FCC] e Itaú Social. E na atualidade participa do Desafio Transforma, da Fundação Banco do Brasil [FBB], para a reaplicação da tecnologia social.  

O Programa mantém-se pelo protagonismo de estudantes de graduação, que atuam como Comandantes (professores reaplicadores do LeME). Orientados e respaldados pela expertise dos pós-graduandos e pesquisadores do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística [LabEst], onde está sediado o Grupo InterNacional Interdisciplanar de Pesquisa em Educação Estatística – FURG/CNPq, liderado pela professora responsável pelo LeME.

Desde o início, o LeME estabeleceu uma parceria com o Centro de Convívio dos Meninos do Mar [CCMar], da FURG. Neste esteio, o LeME iniciou as atividades e desenvolveu-se. Ainda assim, em ações para além do CCMar, também beneficia outros sujeitos e contextos locais, estaduais, nacionais e internacionais.