O que é o LeME?
Idealizado e coordenado pela Prof.ª Dra. Mauren Porciúncula, no ano de 2010, o Programa LeME foi proposto pela equipe do Centro de Educação Estatística - NEE, do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Já em 2012, teve aprovação pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação do Brasil - PROEXT/MEC/BRASIL.
Atualmente é realizado pela equipe do Innovation Center of Statistics Education – ICE, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, cidade litorânea no sul do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua sede no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst.
Por ter seu desenvolvimento em uma Universidade costeira e portuária, o Programa carrega diversas expressões náuticas, bem como a nomenclatura “leme”, que faz alusão ao instrumento que controla uma embarcação. Outras terminologias são adotadas para elucidar o propósito do Programa, de modo que, os conhecimentos atraídos podem ser os mais abundantes e ricos assim como a imensidão do mar que navegam.
Objetivo Geral:
Promover a transformação social, por meio práticas pedagógicas ativas, lúdicas e interdisciplinares, que promovam o Letramento Estatístico de crianças e jovens, para que possam ler, autônoma e criticamente, as informações estatísticas que são veiculadas na sociedade, principalmente pela mídia.
Objetivos Específico:
Proporcionar o protagonismo de crianças e jovens como pesquisadores, para que possam identificar como os dados estatísticos são produzidos, como são necessários, e como podem ser utilizados para orientar possíveis transformações sociais nas próprias comunidades;
Promover a familiaridade de crianças e jovens com conceitos e ideias básicas da Estatística, tais como representações gráficas e tabulares, presentes nas mídias, a partir de temáticas de interesse dos aprendizes e das comunidades destes, contemplando as peculiaridades culturais, econômicas, raciais, de gênero, ambientais e sociais;
Formar professores para atuarem como orientadores do processo de aprendizagem da Estatística, de modo a promover a emancipação e a autonomia do aprendiz, de forma contextualizada e lúdica, e consequentemente reaplicar o LeME em outras localidades do mundo.
O Programa LeME tem como propósito promover o direito humano à igualdade no contexto da Educação Estatística. Com base nas noções da Estatística Descritiva, o LeME busca letrar estatisticamente jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Contribuindo para que estes jovens provenientes de camadas populares sejam sujeitos letrados estatisticamente, para assim conseguirem interpretar informações presentes no mundo, tornando cidadãos críticos e protagonistas de sua realidade social.
Com isso, tendo em vista que o conhecimento estatístico é fundamental nesse mundo de informações, o LeME busca auxiliar os jovens a construir conhecimentos, para possibilitar a leitura e interpretação de dados. às crianças, jovens e adultos participantes transformação social por meio de práticas pedagógicas que contemplem o Letramento Estatístico. Além disso, favorece e impulsiona aos acadêmicos envolvidos experiências à docência enquanto extensão universitária.
Histórico:
Como já mencionado, no ano de 2010, o Programa LeME foi proposto pela equipe do Centro de Educação Estatística - NEE, do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mas foi executado pela primeira vez em setembro de 2012, como Programa de Extensão da FURG, foi reconhecido por contemplar temáticas como Direitos Humanos, Justiça Social e Comunicação e Educação. Em seu início, foi fomentado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação do Brasil - PROEXT/MEC/BRASIL. Também chancelado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Passou a ser desenvolvido e pesquisado pela Fundação Carlos Chagas e Itaú Social [LeME - FCC]. Desde 2022, o Programa participa do Desafio Transforma, da Fundação Banco do Brasil, para a reaplicação da Tecnologia Social, formando o LeME - FBB.
Público:
Na atualidade, o Programa acontece durante a formação de jovens entre 14 a 17 anos em cursos pré-profissionalizantes desenvolvidas no Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMar, o qual está localizado também na cidade de Rio Grande - RS. Neste centro são contemplados alunos que frequentam cursos pré-profissionalizantes, tais como: meio ambiente, agricultura, marcenaria, manicure e pedicuro, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, construção naval, informática, educação náutica, culinária, confeitaria, panificação e música.
Estratégia pedagógica:
Esta viagem de construção de conhecimento a respeito do Letramento Multimídia Estatístico - LeME, desenvolve o Letramento Estatístico - LE por meio do protagonismo dos alunos/tripulantes, aguçando a criticidade com base nas estratégias interdisciplinares desenvolvidas.
Os conhecimentos vão além do conteúdo formal, englobando aspectos cognitivos e afetivos. Durante a navegação, o LeME proporciona momentos de formação colaborativa, baseadas numa estratégia pedagógica potente como a de Projetos de Aprendizagem Estatístico - PAE.
Premiação:
No dia 22 de agosto de 2019, o Programa de Letramento Multimídia Estatístico - LeME foi premiado como o Melhor Projeto de Letramento Estatístico do Mundo. Recebendo a premiação “Best Cooperative Project Award 2019”, reconhecido pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI) e Associação Internacional de Educação Estatística (Iase), premiação esta que foi entregue durante a cerimônia do 62º ISI World Statistics Congress, na Malásia.
Acesse a matéria completa em: https://iase-web.org/islp/Competitions.php?p=Best_Cooperative_Project_2019
Livros:
Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (LeME-FCC):
Realizado em escolas de Educação Básica de Rio Grande, RS, em colaboração com o Programa de Letramento Multimídia Estatístico (LeME), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O Projeto teve o fomento da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Fundação Itaú Social, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental.
Letramento Multimídia Estatístico – LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior:
Esta obra foi escrita com a finalidade de inspirar a implantação da Tecnologia Social e Educacional LeME, bem como de viabilizar a compreensão de como desenvolver um Projeto de Aprendizagem Estatístico – PAE. Por meio de metáforas náuticas e de uma linguagem acessível, buscamos estabelecer uma conversa com os leitores, estudantes e professores, a fim de subsidiar a realização da interdisciplinaridade, da interdisciplinaridade, e do protagonismo discente, entre outros princípios de um PAE. Nesse sentido, esta obra visa ser uma Carta Náutica (plano de ensino/plano de aprendizagem), guia de uma expedição LeME. Algumas rotas (sugestões de encaminhamentos, de orientação do processo de aprendizagem) são propostas para o desenvolvimento de um PAE, com vistas à construção do Letramento Estatístico