• cabelin_fin.png
  • fotos.jpg
  • fotos2.jpg
Foto: Fernando Halal/Secom

 

A tarde desta segunda-feira, 9, encerrou diferente para cerca de 150 estudantes dos cursos profissionalizantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). O projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME) finalizou as atividades deste semestre, juntamente com o lançamento do projeto para a rede básica de ensino.

A coordenadora e idealizadora do LeME, Mauren Porciúncula, falou sobre a importância da presença dos estudantes do CCMar para o projeto: “A nossa proposta é dar aulas para vocês, mas nós que aprendemos com vocês. Vocês estão com esses crachás de pesquisadores que mostram que vocês podem ser o que quiserem”. A docente comentou ainda sobre o prêmio recebido em agosto, e da aprovação no edital da Fundação Carlos Chagas. “Não teríamos conseguido esses prêmios se não estivéssemos nesse contexto tão fértil para que o LeME se desenvolvesse, como temos aqui”, disse.

Hayane Fernandes, estudante de Letras, e Leonardo Greque, estudante de Geografia, ambos comandantes do LeME, agradeceram aos estudantes pela participação e os motivaram para que continuem acreditando e pesquisando, a partir da oportunidade que tiveram dentro do LeME no CCMar.

A doutoranda em Educação em Ciências e assistente de extensão do LeME, Gabriela Braz, fez sua pesquisa de mestrado sobre o LeME e comentou a satisfação de ver a evolução do projeto e dos estudantes.

Sícero Miranda, gerente pedagógico da Secretaria de Educação do município de Rio Grande, disse que seu primeiro contato com a estatística foi na faculdade, por isso a importância do LeME para os jovens: “Ver o projeto sendo reconhecido pelo impacto social que ele desenvolve é gratificante por ser base de uma causa”.

Também estiveram presentes os comandantes integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Estatísticos e voluntários, e professores do CCMar.

Continue lendo a reportagem completa aqui

*Reportagem retirada na integra do site de origem